A baixa ingestão de água aliada à infecção bacteriana ou fúngica leva uma grande quantidade de gatos a desenvolver a infecção urinária todos os anos. Por ser um problema que causa grande desconforto ao bichano, é essencial que o tutor saiba identificá-lo para que possa procurar o médico veterinário o quanto antes. 

Principais causas da infecção urinária em gatos 

Essa condição atinge felinos quando microorganismos, bactérias ou fungos, se desenvolvem no trato urinário dos gatos. Além disso, a infecção urinária também pode ser desencadeada por cálculos renais. 

Assim, é essencial identificar precisamente qual é a causa da condição, já que a prescrição de tratamento pelo veterinário dependerá dela. 

Sintomas da infecção urinária em felinos 

Os sintomas da infecção urinária nos bichanos incluem:

Caso o tutor identifique algum desses sintomas, é essencial levar o bichano ao veterinário para que seja confirmado o diagnóstico. 

Tratamento indicado para infecção urinária

O tratamento da infecção urinária em gatos dependerá do diagnóstico do microorganismo responsável pela condição. Se a condição for causada por bactérias, por exemplo, o veterinário responsável indicará o tratamento com antibióticos. Porém, como há ainda uma série de bactérias que podem ocasionar a condição, o tipo de bactéria precisará ser devidamente identificado pois influenciará diretamente na escolha do antibiótico a ser usado. Assim, remédios caseiros são altamente desaconselháveis, já que não são eficazes como tratamento.

Além disso, é importante lembrar que há outras doenças como cistite intersticial, síndrome de Pandora, cálculos renais que podem levar o bichano a apresentar sintomas muito semelhantes aos da infecção urinária. Por isso, reforçamos a importância da visita ao veterinário para que ele possa realizar os exames necessários para confirmar qualquer suspeita. 

E, para isso, garanta diversas consultas, exames e procedimentos por ano e sem coparticipação com os planos de saúde da Dr Pet

Todas as informações contidas neste artigo foram reunidas a partir de sites dedicados a cuidados e saúde animal. Todos os conteúdos de saúde oferecidos no blog Dr Pet são de caráter informativo e nunca devem substituir a orientação, informação e prescrição de seu médico veterinário. A Dr Pet não se responsabiliza por qualquer conduta de tutores em relação aos seus pets que considere apenas as dicas oferecidas pela redação Dr Pet sem a consulta ao médico veterinário responsável pela saúde do seu pet, considerando que cada organismo animal possui as suas peculiaridades.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Baixe o App da DrPet!

Disponível para IOS e Android.

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.