Cane Corso: guia completo do mastim italiano

Imponente, parceiro e… Gigante! O mastim italiano, Cane Corso, é uma das raças de cães que mais chamam atenção por sua aparência majestosa e personalidade leal. Hoje, vamos explorar as principais características dessa raça, sua história fascinante e o que torna esses cães tão especiais como companheiros e protetores.

Origem

Cane Corso: guia completo do mastim italiano - Cães, Cane Corso, Raças

O Cane Corso tem suas raízes na antiga história da Itália. Segundo o American Kennel Club, eles seriam descendentes dos cães de guerra romanos conhecidos como canis pugnaces. Durante as guerras da Macedônia, as tropas romanas trouxeram esses cães de volta à Itália, onde começaram a criar duas linhagens distintas: o Cane Corso, mais leve, e o Napolitano. Foi durante esses tempos que o Cane Corso demonstrou sua coragem inabalável ao auxiliar os soldados em suas batalhas contra os inimigos do Império. 

Após a queda do Império Romano, o Cane Corso desempenhou outros papéis na sociedade, como guardas, caçadores e trabalhadores agrícolas até que chegou à beira da extinção. Como aponta AKC, não se sabe ao certo o que levou a raça a desaparecer ao longo dos séculos, porém as mudanças nas práticas agrícolas no século 19 e início do século 20 fizeram com que eles se tornassem relativamente obsoletos para o trabalho no campo e foram aos poucos caindo no esquecimento. 

Porém, na década de 70, graças ao amor e dedicação de um grupo de italianos, o Cane Corso foi resgatado da possível desaparição e desde então vem recuperando sua posição como uma raça valiosa na Itália e em todo o mundo! 

Características físicas

Cane Corso: guia completo do mastim italiano - Cães, Cane Corso, Raças

O Cane Corso é um cão de grande porte, com estrutura robusta, musculosa e atlética. Ele possui olhos com formato oval e expressivos, geralmente de cor escura e as orelhas triangulares, que são naturalmente caídas.

A mandíbula do Cane Corso é poderosa, sendo considerado o cão com a segunda mordida mais poderosa do mundo! Sua pelagem é curta e densa, geralmente entre preto, cinza, fulvo e tigrado, e podem apresentar manchas brancas no peito e nas patas. 

Em termos de tamanho, os machos geralmente têm uma altura entre 64 e 68 centímetros, com peso variando de 45 a 50 quilogramas. As fêmeas são ligeiramente menores e mais leves. Apesar dessas medidas variarem, o Cane Corso sempre exibe uma estrutura física sólida e impressionante.

Personalidade

Cane Corso: guia completo do mastim italiano - Cães, Cane Corso, Raças

Primeiramente, é importante lembrar que a raça não determina a personalidade de um cão, como aponta o estudo realizado pela Universidade de Massachusetts. Assim, o porte físico grande e aparência imponente não quer necessariamente dizer que você precisa ficar alerta com esse grandalhão. 

Justamente pelo contrário, os cães da raça Cane Corso são conhecidos por serem grandes companheiros, com espírito legal, tranquilo e amigável. Eles possuem um forte vínculo com seus tutores e são conhecidos por serem extremamente devotos à sua família. Esses cães têm um instinto protetor natural e estão sempre alertas para proteger aqueles que amam.

Apesar de sua aparência imponente, o Cane Corso é geralmente calmo e equilibrado. Eles tendem a ser cães tranquilos em casa, desde que recebam a quantidade adequada de exercício físico e mental.

Saúde e cuidados

Cane Corso: guia completo do mastim italiano - Cães, Cane Corso, RaçasA saúde e os cuidados adequados são fundamentais para garantir uma vida saudável e feliz para o Cane Corso.

Em relação à sua alimentação, o Cane Corso precisa de uma dieta equilibrada e nutritiva para manter sua saúde. É recomendado oferecer alimentos de alta qualidade, adequados para cães de grande porte. Por ser uma raça ativa e atlética, ela precisa de exercícios regulares para se manter saudável e evitar o tédio. Assim, passeios diários, brincadeiras e atividades que estimulem tanto o corpo quanto a mente são muito importantes. 

Sua pelagem curta e de fácil manutenção exige apenas que o tutor escove-o regularmente para remover os pelos mortos e manter a pele saudável. Além disso, a limpeza das orelhas e dos dentes deve fazer parte da rotina de cuidados para prevenir o acúmulo de sujeira e a formação de tártaro.

Como acontece com muitas raças grandes, o Cane Corso pode ser suscetível a certos problemas de saúde, como displasia do quadril, displasia do cotovelo, torção gástrica e problemas oculares. Assim, é essencial que o grandão tenha uma rotina de check-ups regulares com um médico veterinário de confiança. 

Curiosidades

Cane Corso: guia completo do mastim italiano - Cães, Cane Corso, Raças

1 – A raça é considerada aquela com a 2ª mordida mais potente do mundo. Sua musculatura mandibular incrivelmente forte é capaz de esmagar objetos a 700 PSI, ficando apenas do cão Kangal com 743 PSI.

2 – Em muitos países, há ainda a prática do corte da orelha dos cães da raça Cane Corso por fins estéticos. No entanto, essa prática é proibida no Brasil desde 2008.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a raça Cane Corso, que tal garantir um plano de saúde para o seu próximo companheiro? É rápido, fácil e sem burocracias. Conheça hoje os planos de saúde para cães e gatos da Dr Pet

Cane Corso: guia completo do mastim italiano - Cães, Cane Corso, Raças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Baixe o App da DrPet!

Disponível para IOS e Android.

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.