Quem mora sozinho sabe que às vezes faz falta chegar em casa e ter uma companhia para conversar, se distrair ou se manter ocupado. Aquele ditado de que o pet é o melhor amigo do homem é a mais pura verdade, cada vez surgem mais estudos sobre os benefícios de ter um animalzinho, principalmente para quem vive sozinho. Eles trazem felicidade e ocupam bastante do nosso dia-a-dia.
Aqueles que possuem um pet em casa acabam mudando seu comportamento também, se tornando responsável por um animalzinho a pessoa sente que possui um objetivo de vida e que existe um ser vivo dependente dela, o que traz um bem-estar maior e empatia com o próximo. As mudanças também podem ocorrer fisicamente, com a necessidade de levar um cãozinho para passear, por exemplo, a pessoa acaba se exercitando mais. Isso sem restrição de idade! No caso de idosos que estão se recuperando de alguma doença, como infarto por exemplo, fazer exercícios durante o passeio com o cãozinho os faz ser menos sedentários. A rotina diária que um animal de estimação nos faz ficar cansados e consequentemente também ajudam a melhorar o nosso sono. Outra vantagem está relacionada à sociabilidade, existem muitos encontros para donos e seus pets, tanto de raças específicas como corridas ou caminhadas, assim o dono sai e interage mais com outras pessoas.
É sempre importante lembrar que, se a pessoa mora sozinha, o pet também terá de ficar sozinho em alguns momentos. Sendo assim, é necessário ter um ambiente seguro e adaptado para o animalzinho, deixar sempre água, comida e brinquedos ao alcance. Em alguns casos, é ideal deixar uma peça de roupa com o seu cheiro para que ele não sinta muito a sua falta. Mas, se ficar fora por muito tempo, mais do que 4 ou 5 horas, é interessante estudar deixar o pet em alguma creche ou com um cuidador. Por isso, é importante analisar qual tipo de animal de estimação se encaixa melhor a sua rotina.
CACHORRO
Vantagens
- Cachorros são muito amáveis e demonstram muita felicidade quando o dono volta pra casa. Nada melhor do que chegar de um dia estressante no trabalho e ser recebido com muita festa!
- O vínculo entre o cachorro e um único dono é mais forte e faz com que queiram passar muitos momentos juntos.
- Os cães são muito companheiros e estarão sempre por perto para fazer companhia.
Desvantagens
- Alguns cães são mais dependentes e tendem a ficar muito tristes quando ficam sozinhos.
- Por conta da raça ou criação do cãozinho, eles podem ser muito ativos, o que pode encrencá-los. Esse excesso de energia pode resultar em objetos quebrados, xixi em lugares indesejados, sacos de lixo rasgados e etc.
GATO
Vantagens
- Gatos são animais que, desde que tenham um arranhador, comida e água por perto, não se importam tanto em ficar sozinhos e curtem sua própria companhia.
- São bastante independentes e provavelmente não ficarão atrás de você o tempo todo e não sentem tanta necessidade de chamar atenção.
- Os gatos são mais disciplinados quando se trata de higiene, sozinhos ou não, farão as necessidades no lugar “certinho”.
Desvantagens
- Gatos podem frustrar pessoas mais “carentes”, sendo pouco provável que ele faça muita festa quando você chegar em casa.
- Eles gostam de carinho sim, mas desde que seja no momento deles. Nem sempre estará disposto a brincar e ficar com você quando quiser.
- Os gatos possuem a fama de serem fujões e não é atoa, eles gostam de liberdade e, se não quiser que seu gatinho vá passear pela vizinhança, é necessário ficar atento as saídas e usar grades de proteção nas janelas, principalmente em apartamentos.
Apesar das suas diferenças, ambos os pets com certeza irão oferecer muito amor e carinho para o seu dono! Animais de estimação, para quem mora sozinho, são excelentes para trazer alegria e companhia.
Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!
[contact-form-7 id=”2480″ title=”Simular plano de saúde”]
Referências:
<https://fofuxo.com.br/comportamento/melhor-pet-mora-sozinho.html?
<http://portalmelhoresamigos.com.br/os-beneficios-dos-caes-para-quem-vive-sozinho/>
<http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/animais-quem-mora-sozinho/>