Na semana passada, falamos sobre o adorável gato Persa. Ele, assim como o Maine Coon, Ragdoll, Siamês, sagrado da Birmânia (pelo longo e curto), americano e pelo curto Britânico sofrem de uma doença cardíaca séria, que acomete mais os machos: a Cardiomiopatia hipertrófica. Ela pode ser uma doença primária ou secundária a outras doenças como hipertireoidismo, hipertensão sistêmica e estenose subaórtica.
O que é?
É o aumento da espessura e rigidez da parede do ventrículo esquerdo. Ao aumentar de tamanho, o coração passa a receber menos sangue, pois não há a passagem devida do sangue do ventrículo ao átrio. Para suprir as necessidades do felino, o coração se dilata para bombear mais. Dentre todos os problemas, pode causar embolia pulmonar, ou seja, acumulo de líquido no pulmão.
Sintomas
Dificuldade na respiração, tosse, perda de apetite, vômitos, perda de peso e desânimo são um dos principais sintomas. É importante se manter alerta, pois são sutis e simples, podendo ser confundido com qualquer outra doença ou ser levado apenas como um mal estar.
Sinais Clínicos
Após esses sintomas, os sinais clínicos passam a se agravar: há a perda de fôlego depois de qualquer atividade física, tosse, vômitos, perda de peso e letargia (estado de inconsciência). Em alguns casos, o pet pode ter paralisia nas patas traseiras e sopro no coração.
Diagnóstico
Após a consulta com o médico veterinário, é necessário fazer um raio-x para observar a gravidade dos pulmões. Ecocardiograma e eletrocardiograma deverão ser feitos para observar os batimentos cardíacos e as alterações no coração.
Existe cura?
É possível conviver com a doença se for diagnosticada rapidamente. O tratamento é a base de medicamentos para o controle, oxigenoterapia e observação acompanhada juntamente ao médico veterinário.
Lembre-se que prevenção é o ideal sempre!
Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!
[contact-form-7 id=”2480″ title=”Simular plano de saúde”]
Referências:
<http://200.145.6.238/bitstream/handle/11449/119907/matteucci_g_tcc_botfmvz.pdf?sequence=1&isAllowed=y>
<http://renalvet.webnode.com.br/cardiologia/cardiomiopatia-felina/>
<http://nayaespecialidades.com/cardiomiopatia-hipertrofica-a-inimiga-n-o-1-dos-coracoes-felinos/>
<http://medfelina.blogspot.com.br/2011/09/cardiomiopatia-hipertrofica-felina.html>