O Pastor Suíço é uma raça que se destaca por suas características físicas imponentes, personalidade tranquila e amorosa, além de sua história surpreendente. Conheça hoje um pouco mais sobre o cão que saiu da Suíça para roubar corações pelo mundo inteiro! 

A história do Pastor Suíço 

Guia completo sobre o Pastor Suíço - Cães, Curiosidades, Pastor Suíço

Se você também acha que esse peludinho é muito parecido com um Pastor Alemão, você não está errado! 

Isso acontece porque os primeiros cães desta raça foram criados a partir de exemplares brancos do Pastor Alemão nos Estados Unidos, considerando que os animais com a pelagem clara dessa raça não eram considerados elegíveis para reprodução. 

No entanto, foi justamente a aparência branca do Pastor que chamou a atenção de alguns criadores que começaram a produzi-lo como uma nova raça no século XX. 

Embora os primeiros cães brancos tenham sido registrados no American Kennel Club nos EUA em 1917, foi na Suíça que a raça foi, de fato, desenvolvida quando em 1966, um cão macho chamado Lobo deu início ao processo de desenvolvimento dos Pastores Suíços após ter sido importado das Américas. 

Características físicas

Guia completo sobre o Pastor Suíço - Cães, Curiosidades, Pastor Suíço

O Pastor Suíço é uma raça de porte médio a grande, com uma aparência imponente e musculosa. Os machos medem cerca de 60 a 66 centímetros de altura, enquanto as fêmeas medem de 55 a 61 centímetros. O peso médio varia de 30 a 45 quilos.

Esses cães têm uma pelagem densa e dupla, com uma camada interna de pelos macios e uma camada externa de pêlos mais longos e grossos. A cor de sua pelagem é, obviamente, branca. Eles têm olhos amendoados, de cor escura e expressão alerta. Sua cauda é longa e espessa, e geralmente é mantida em posição baixa quando o cão está relaxado.

Como um bom cão de pastoreio, o Pastor Suíço exigirá exercícios físicos e mentais diários para suprir seu nível de energia e necessidade de estímulos. Geralmente, recomenda-se ao menos duas horas diárias de atividades para mantê-lo feliz e tranquilo. 

Inteligência e personalidade

Guia completo sobre o Pastor Suíço - Cães, Curiosidades, Pastor Suíço

Semelhante aos seus ancestrais, o Pastor Suíço é conhecido por uma inteligência aguçada e personalidade leal. 

Eles são cães adaptáveis e se dão bem em diversas situações, desde que sejam treinados e socializados adequadamente. 

Apesar de serem ótimos companheiros para toda a família, há a tendência do cão eleger o seu “humano favorito”, sendo geralmente aquele com que passa mais tempo.

Saúde

Guia completo sobre o Pastor Suíço - Cães, Curiosidades, Pastor Suíço

Em termos de saúde, o Pastor Suíço é geralmente uma raça saudável, mas como qualquer outro cão, pode ser propenso a certas condições de saúde, como displasia de quadril, problemas de pele e doenças oculares. É importante que seus tutores cuidem bem da saúde de seus cães, mantendo-os em forma e com uma dieta saudável e equilibrada, além de levá-los ao veterinário regularmente para check-ups e vacinações.

Algumas curiosidades sobre o Pastor Suíço

Guia completo sobre o Pastor Suíço - Cães, Curiosidades, Pastor Suíço

1. Muitas celebridades escolheram o Pastor Suíço como seus parceiros, como Tom Hanks que durante anos teve ao seu lado o peludinho Monty. 

2. Eles são animais inteligentes e versáteis, capazes de aprender rapidamente e se adaptar a diferentes tarefas. 

3. A raça é relativamente nova, só sendo reconhecida pela FCI em meados da década de 90.

Se você está procurando um cão leal e companheiro, o Pastor Suíço pode ser a raça ideal para você! E para oferecer os melhores cuidados para o seu novo companheiro, conte com a Dr Pet. Por aqui, você encontra planos de saúde pet a partir de R$3,22/dia!  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.